Maria Laura Viana Silva
Pós-graduada em Engenharia de Processos pelo IETEC
RESUMO
Este artigo tem por objetivo, mostrar a importância de se escolher e avaliar o layout ideal para melhorar a forma de trabalho nas indústrias, obtendo redução de tempo para execução das atividades, custo e melhoria na ergonomia, resultando no aumento da produtividade.
INTRODUÇÃO
Busco, através desse artigo, mostrar a finalidade do layout dentro das indústrias e o quão grande pode ser seus benefícios se utilizado da forma correta.
Vivemos hoje, em um mercado competitivo, que vêm crescendo e se tornando cada vez mais exigente tanto externamente, como internamente dentro de cada setor das organizações.
A busca por menores custos, maior produtividade e um menor número de problemas de afastamento dos colaboradores têm levado as indústrias pensarem em um novo caminho para gestão e organização dos seus processos produtivos.
MÉTODOS
Estudo sobre Layout
O papel do layout nas indústrias aumentou tanto em escopo, quanto em importância estratégica.
A correção ou implantação de um layout adequado proporciona maior economia em diversos aspectos, e beneficia a produção devido à disposição dos instrumentos de trabalho, departamentos, pontos de armazenamento e do fator humanos envolvido no processo.
As empresas precisam realizar a analise da distribuição física quando ocorrer algumas das seguintes situações:
• Necessidade de se montar um novo espaço produtivo;
• Necessidade de reorganização ou de expansão;
• Ocorrências de colisões entre pessoas ou entre pessoas e máquinas /móveis e;
• Acidente de trabalho.
Dentro das organizações, principalmente nas indústrias, é comum adotar um sistema de layout que corresponde ao arranjo de diversos postos de trabalho, envolvendo a preocupação de adaptar pessoas ao meio ambiente.
Um layout correto proporciona um fluxo de comunicação entre as atividades de maneira mais eficiente e eficaz, melhor utilização da área disponível, um fluxo de trabalho mais eficiente, facilidade na gestão das atividades, diminuição de problemas ergonômicos e flexibilidade para mudanças / adequações.
Para que seja possível definir o melhor layout a ser utilizado, é necessário algumas ações:
• Levantamento do espaço físico: criação do croqui com medidas e identificação dos espaços disponíveis;
• Observação das atividades em execução: momento de acompanhamento e anotação do fluxo de execução, ferramentas necessárias, matéria-prima, movimentos executados e posições necessárias;
• Criação da nova proposta: avaliação das observações levantadas em conjunto com a comparação do croqui que foi desenvolvido para a criação da nova proposta;
• Estudo de viabilidade: avaliação para adequação do espaço caso seja necessário alterar a infraestrutura existente;
• Implantação da nova proposta: após estudo realizado, a proposta é enviada para aprovação e liberação de implantação;
• Capacitação da equipe: treinamento e explicação do novo modelo e quais são seus benefícios.
Tipos de Layout
Há vários tipos de layout durante a etapa de estudo, cabe a empresa avaliar qual será o melhor modelo a ser adotado em sua planta. Abaixo os principais modelos:
• Por produto ou linear
As máquinas são organizadas de acordo com a sequência de operações a se realizarem. O material se desloca, enquanto as máquinas permanecem fixas.
• Por processo ou funcional
As máquinas são agrupadas de modo a realizar operações análogas, em um mesmo local. O material desloca-se através de seções especializadas de acordo com a necessidade de fabricação do produto final.
• Posicional (Fixo)
Quando o produto fica parado (é contraproducente mover o produto), enquanto operadores e máquinas se movimentam.
• Celular
Caracteriza-se por conter na sua estrutura todos os recursos transformadores necessários a atender as necessidades imediatas de processamento.
Utiliza-se de fluxos lineares e pode ser organizada como um arranjo físico por processo ou por produto.
Vantagens
Abaixo as vantagens trazidas junto com a implantação do layout correto:
• Redução de material utilizado em processo, menos desperdício;
• Menor congestionamento nos postos de trabalhos;
• Menor perda de tempo com o manuseio de materiais;
• Utilização de mão de obra mais barata;
• Treinamento e controle facilitado;
Desvantagens
As desvantagens encontradas na adequação do layout são a menor flexibilidade na demanda e a quebra na continuidade da produção quando alguma máquina estiver parada.
Porém pode-se perceber que em relação às vantagens, elas se tornam mínimas, pois toda a redução de custos e organização que foram conquistadas no processo de implantação do layout geram outros benefícios no processo como adequação das manutenções e maior entendimento das equipes quanto à metodologia adotada.
CONCLUSÃO
O objetivo desse estudo foi apresentar as formas de layout e como elas podem ser benéficas às indústrias, gerando ganhos em custos, facilidade no processo produtivo e melhor adequação do espaço físico utilizado através da simplicidade na sua aplicação.
fonte: http://www.techoje.com.br/site/techoje/categoria/detalhe_artigo/1661